O doce de leite é típico da culinária mineira e a família Batista, também de origem mineira, começaram a produzir o doce de leite no ano de 1990, devido à dificuldade que enfrentavam na lavoura.
No início, a produção era pequena, cerca de 3(três) litros de leite ao dia. O doce de leite era feito no fogão a lenha, em processo artesanal. Com o tempo, sua qualidade se tornou popular nas cidades vizinhas e em 1992, a empresa ganhou nome. Com a produção crescendo, surgiram novas necessidades, como, adequar o processo artesanal, implantando – se então, novas técnicas de produção.
Com a ajuda do S.I.F (Sistema de inspeção Federal), algumas modificações aconteceram, mas o que não mudou foi o delicioso sabor do doce de leite fabricado pela Doces Batista e a certeza disso, são os clientes conquistados a cada ano.
A família Batista relata que houveram momentos difíceis, mas que Deus sempre os amparou e abençoou e por terem amor no que faz, os momentos difíceis, foram vencidos. Hoje, a empresa é reconhecida no mercado nacional pela qualidade de seus produtos.